sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Empadão de guaraná

Não sei se já disse a vocês, mas não foi de minha mãe que herdei meu gosto pela cozinha, ela nunca gostou de cozinhar e sempre que ia para a cozinha fazia o básico dos básicos. Com medo de eu casar e deixá-la sozinha e ela ter que comer arroz, feijão e macarrão todos os dias ela resolveu entrar para uma aula de culinária, lá os alunos aprendem a fazer várias coisinhas. E não é que minha mãe tem feito várias coisas gostosas aqui em casa?!. Dentre uma delas é esse inusitado empadão, que na massa vai refrigerante.
Vejam que fácil e gostosa essa receita, só peço desculpas por ele estar pela metade é que assim que minha mãe tirou do forno nós atacamos e só depois lembrei de tirar fotos, hehe


Ingredientes

250 gramas de gordura vegetal
6 ovos
350ml de guaraná (refrigerante)
1 colher sobremesa de sal
1 kg de farinha de trigo sem fermento
1 gema para pincelar

Recheio

O recheio é opcional, minha mãe usou frango desfiado e refogado, molho branco e batatinhas cozidas em cubo, misturou tudo e utilizou.
Modo de fazer

Misture todos os ingredientes e abra a massa.
Coloque metade da massa em uma forma redonda, cobrindo fundo e beirada. Coloque o recheio e cubra com o restante da massa. Minha mãe ainda reservou um pouco para decorar, como vocês podem ver na foto.
Pincele com gema e leve ao forno com a temperatura de 250 graus. Por mais ou menos 25 minutos.

23 comentários:

Anônimo disse...

Oi Nani,
Vamos trocar links?
Se quiser, coloque meus links no seu blog:
Bemcomer http://www.bemcomer.com.br
Culinária-Receitas http://culinariareceitas.blogspot.com
Logo em seguida me avise maurorebelo@gmail.com para que eu indique seu blog no meu também.
Abraços
Mauro

Agdah disse...

Nada como ter "vovó" em casa. O pessoal aqui também costuma usar gordura hidrogenada nesse tipo de massa, mas como eu não posso nem chegar perto, vivo procurando alternativas.

laila radice disse...

legal essa massa...fiquei encucada...

está lindo...manda os parabens pra mamãe!!

bjs

Marcia disse...

Nani, quando vi empadão de guaraná, pensei que fosse doce. . . mas salgado deve ser melhor ainda, sabe os contrastes.
Vou tentar. bj. bom fim de semana

Iliane disse...

Nani amiga..que lindo êsse empadão..nossa..tem razão de todo mundo atacar o pobre coitado logo..até eu aqui queria um pedaço..ficou linda a cor..a receita é otima..bjus amiga...li

Cláudia disse...

Nani, nunca vi guaraná na massa, está de dar água na boca. Vai bem acompanhado de um copo de guaraná bem geladinho tb!

bjs

lulubeka disse...

oiii nani amei a visitinha..
Agora me fala, que empadão é esse. Delicioso!!!
Vou tentar fazer depois te conto..
Beijinhos......

Eli disse...

Nani que lindo ficou a cor, os detalhes por cima, e aff eu fiquei babando né?! hehe

edinha disse...

Bem apetitoso e diferente com o guaraná :)
Beijinho

Odete disse...

Ficou tentadora. O unico senao pra mim eh a gordura hidrogenada. Pena!

Emília disse...

Oi Nani! Agora você já pode casar e sair de casa rss! Muito interessante essa massa, ficou linda! Beijinhos

Célia disse...

Adorei a receita, é pena já não ter empadão.

Rose Oliveira disse...

Que empadão maravilhoso, nani!
Se fosse aqui, a galerinha não ia me dar tempo nem de fotografar...rss.
Gostei da receita,
beijos.

Glau disse...

Que máximo colocar guará na massa.. vivendo e aprendendo!

A cara ficou ótima e fala pra sua mãe que ficamos doidas de vontade pra comer o empadão que ela fez!

Bjos, Glau do Madames

Cris disse...

Nani, parabéns para a mami! Esta é a melhor história que já ouvi, sua mãe investindo o tempo em cursos de culinária, amei. Então depois de casada pode ter certeza que será recebida com um banquete, por que ela promete! Bjs!

Anônimo disse...

Nani,

Adorei a receita amiga!!!
Esse empadão ta dos deuses.
Parabéns.

Adorei também que tenha voltado ao fórum!!!
Bjussssssssss

Betechef disse...

Olá Dani!
Que receitinha legal e super pratica. Eu tenho uma de pastelão de vai guaraná também e é muito legal também.Minha mãe também só cozinhava o básico lá em casa. Já eu adoro ficar inventado.
Bjs e um ótimo domingo!

Ana Canuto disse...

Viu como nunca é tarde pra aprender ??!!!
Parabéns para a mamma.

Beijos e bom domingo.

Laurinha disse...

Essa massa de torta já conhecia, é boa demais! E ficou tão linda, com as rosetas... parabéns pra mami!
Beijinhos

Neide Franco disse...

Oi Nani,
voce está na minha lista de blogs favoritos. Tenha uma otima noite. Abraços de Nancy

Aline Neme disse...

Hum... que delícia Nani!!!
Em casa também uso o guaraná no pastel de forno.. adoro!!!!

Bjundas

Danielle disse...

guarana , nani?!
que legal... ta com uma cara deliciosa....sera que da para fazer com outro refri? aqui é dificil achar guarana...
bjkas dani

FERNANDA disse...

JA FIZ ESSA RECEITA E REALMENTE É MUITO BOM MAS GOSTARIA DE APRENDER A FAZER MOLHO BRANCO PARA COLOCAR EM EMPADÃO.