quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Polenta com proteína de soja

Gente como chove! Eu iria viajar este final de semana e desisti, pegar estrada com essa chuva em minha opinião é loucura ou necessidade e como nenhum dos dois casos é o meu, ficarei por aqui mesmo!
Acompanhando a chuva veio um tempo fresquinho, bom para comer comidinhas quentes e acolhedoras, e essa é uma comidinha acolhedora, e barata, afinal estamos na era que um quilo de contra filé está custando o absurdo de R$18,00.
Aprendi com essa receita que uma soja bem temperada fica sim muito gostosa, a soja é um alimento que aceita muito bem tempero, pega realmente o gostinho que você da a ela. Agradeço a Lica pois indiretamente ela me ensinou a gostar de soja através dessa receita.

Vamos a receita
Ingredientes

Soja
3 xícaras (chá) de água
2 xícaras (chá) de proteína de soja texturizada
1/4 xícara (chá) de azeite
2 colheres (sopa) de salsa picada
1 colher (sopa) de coentro picado (opcional eu substitui por 2 de cebolinha)
4 dentes de alho amassados
1 cebola grande picada
400 g de tomate pelado
1 pitada de pimenta calabresa
Sal a gosto

Polenta
3 xícaras (chá) de água
1 xícara (chá) de flocos de milho pré-cozidos ou fubá (eu usei fubá)
1/2 xícara de queijo parmesão ralado (não usei, não sou muito fã de parmesão)
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) sal
2 colheres (sopa) de requeijão

Modo de fazer

Soja
Deixe a soja de molho por 30 minutos na água depois escorra a soja. Frite o alho e a cebola no azeite. Junte a proteína de soja e o tomate. Deixe ferver e tempere com o sal e a pimenta, misture e cozinhe por 20 minutos ou até a proteína ficar macia. Retire do fogo, junte a salsinha e a cebolinha (ou coentro) e misture. Reserve.

Polenta
Leve ao fogo médio a água e os flocos de milho (ou fubá), mexendo, até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe, mexendo, por mais 3 minutos ou até engrossar (se usar o fubá deixe por mais tempo, costuma deixar 30 minutos em fogo baixo mexendo de vez em quando). Tire do fogo e junte, o sal , queijo ralado, requeijão cremoso e mexa até derreter o queijo. Sirva a polenta no prato, coloque o refogado de soja por cima.

20 comentários:

Andréa Santana disse...

Que receita boa, além de saudavel simplesmente deliciosa.

andreaquitutes.blogspot.com/

Beijinhos, Andréa...

Cantinho da Jana!!! disse...

Nunca me fiz alguma receita com soja,somente comi algumas, mas tenho visto algumas ultimamente que tem despertado meu interesse....
Adorei sua receita...

bjim

Bella disse...

Linda e saborosa polenta! Bjs

Minhas Tuas Nossas Receitas disse...

Nani,

Amiga que fabuloso.
Essas fotos tah de matar, hummmmmm
Amiga também estou começando colocar soja aqui em casa.
Tah anotada, obrigada.
Bjusssss

Rachel disse...

Concordo com você, também aprendi a gostar de soja por causa de receitinhas como essa. Fiz um estrogonofe com a proteína maior e ficou muito bom, já postei no blog!
A polenta está apetitosíssima...rs!

Bjuss!!!

ameixa seca disse...

Também fiz essa receita da Lica mas não consigo gostar de polenta. A soja eu até como de colher, é uma delícia :)

Nela disse...

Olá Minha Nani!pensava k me tinha esquecido de si!nada disso apenas falta de tempo, mas não esqueco as mhas amigas claro.Sabe por aqui tb está um frio horrivel, já chouveu mto tb, mas agora é frioooo.Adorei a sua Polenta tem um aspecto excelente kerida,bjs e até sempre.

Nela disse...

Olá Minha Nani!pensava k me tinha esquecido de si!nada disso apenas falta de tempo, mas não esqueco as mhas amigas claro.Sabe por aqui tb está um frio horrivel, já chouveu mto tb, mas agora é frioooo.Adorei a sua Polenta tem um aspecto excelente kerida,bjs e até sempre.

»¤Þ䵣䤫 disse...

Essa polenta ficou com uma cara ótima hein! Em casa amamos polenta! Bjinhos

Eli disse...

Amiga fico realmente muito feliz que você tenha gostado da receita e digo mais vc falou tudo "a soja aceita super bem os temperos que damos a ela".


www.saboresdalica.blogspot.com

Leila disse...

Eu gosto muito de proteina de soja e ja fiz uma polenta assim, adorei. Uso tambem o molho para fazer arroz de forno, fica muito bom.
beijinhos

Pitadasdilu disse...

Oi Nani! Eu não sou muito chegada a polenta, mas meus amores gostam.
Algum sinal da revista?
Bjos, Lú.

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

QUE BELEZA FICOU ESSE PRATO E AS FOTOS TBM!!!

Temperos e Retalhos disse...

Nani, parabéns pelo seu blog.
Eu adorei a sugestão.
Huuuum!Fiquei com água na boca.

http://temperoseretalhos.blogspot.com
Beijos!
Sintia

Rachel disse...

Naninha querida, em relação a sua dúvida, eu faço com pele, mas pode-se tirar a pele também, dos dois jeitos fica bom!

Bjuss!!!

Emília disse...

Oi Nani!!! Como vc está?
Sabe que o preço da carne me assustou quando cheguei no Brasil! Quer dizer o preço de tudo me assustou rss!
Gostei da receita!
Beijinhos!

Acarajé com Pamonha disse...

Nossa, me deu água na boca. Amo polenta e amo soja. Vou me arriscar a fazer, kkk
Bjss

Monica Uehara disse...

Oi NanI! conheci seu blog através do blog da Vovó Cristina e adorei. Quantas delícias! Práticas e deliciosas. Já estou te seguindo e virei sempre conferir as novidades.

Unknown disse...

Nani, por onde andas tu? Estou com saudades. bjs

"Manjares da Manu" disse...

Hummm,este é um prato cheio p/ o maridão!!!

Bjs...